Projeto de Pesquisa
I – Dados de Identificação
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro
Endereço: Comunidade 16 de Março
Município: Pontão
Coordenadoria: 7º CRE
Turnos: Manhã e Tarde
Núcleos: 07 manhã e 04 tarde
Horário: 01 hora no turno da manhã e tarde
Responsáveis: Todos os educadores da escola
Ano: 2011
Projeto: Construção coletiva do conhecimento
II-Tema: Teoria e prática na construção coletiva do conhecimento
III-O Projeto envolve toda comunidade escolar e todas as áreas do conhecimento.
IV- Justificativa:
Este trabalho já vem sendo desenvolvido a nove anos e surgiu com necessidade de integrar as turmas, de estudo dos temas não aprofundados em sala de aula, participação de entidades e pais no ambiente escolar de estudo.
O inicio deste trabalho se dá pela escolha dos temas em que envolve sugestões de alunos, educadores e pais. É realizada a seleção de temas pelos educadores para que não ocorram dois anos seguidos o estudo do mesmo tema.
Os alunos organizados em núcleos de 1º ao 5º ano (manhã), e 6º ao 9º ano (tarde). Cada núcleo envolve alunos de diferentes anos. Os núcleos se reúnem para escolher o nome, os primeiros coordenadores e um secretário.
Os núcleos têm como meta a elaboração do projeto de pesquisa, sendo na semana da escola de 27 a 29 de outubro que acontece o resultado da pesquisa e aprofundamento dos temas, com palestras de representantes de entidades locais e regionais, onde os alunos apresentam seus projetos a comunidade em geral e após o palestrante complementa com o seu conhecimento.
V – Objetivos:
Ø Desenvolver o autoconhecimento, a criatividade, a auto estima, auto imagem, a sensibilidade e a afetividade, para agir com persistência na busca e transmissão do conhecimento.
Ø Responsabilizar os alunos no processo organizativo de estudo no grupo.
Ø Buscar novas fontes de pesquisa e estudo.
Ø Criar metodologias de sistematização e apresentação de pesquisa.
Ø Aprofundar o estudo sobre determinado tema.
Ø Criar ações de envolvimento de toda a comunidade escolar.
VI-Metodologia
Observando a necessidade de integração de toda a comunidade escolar, possibilitando um trabalho coletivo de aprofundamento de estudo dos temas realizados em sala de aula, assim como a participação de entidades interessadas em contribuir com a construção de conhecimento, sentimos a necessidade de proporcionar um momento coletivo de estudo e reflexão, propondo, dessa maneira, a realização desse projeto, onde início se dá pela escolha dos temas em que envolve sugestões de todos os membros da comunidade escolar.
Os participantes organizados em núcleos, envolvendo alunos de todos os anos, escolhem o tema a ser pesquisado e representante do núcleo.
Os núcleos têm como meta a elaboração do projeto de pesquisa. Após pesquisa e sistematização do resultado da mesma, faz-se a apresentação do trabalho realizado, em seminário, para a comunidade em geral. Na oportunidade, é feito aprofundamento dos temas, com palestras de representantes de entidades locais e regionais.
VII – Execução:
Este trabalho será executado a partir de março, nos tempos de estudo dos educadores ou quando for necessário. Sua culminância acontecerá em outubro, nas festividades de aniversário da escola.
Horário:
Turno da Manhã.
Turno da Tarde.
Responsáveis:
Educadores, Coordenadores dos núcleos e demais alunos.
VIII – Cronograma:
PASSSOS | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV |
1- Escolha do Tema | X | |||||||
2- Elaboração do Projeto | X | X | X | |||||
3- Digitação do Projeto | X | X | X | |||||
4- Pesquisa Bibliográfica | X | X | X | |||||
5- Pesquisa de Campo | X | X | ||||||
6- Elaboração da Pesquisa | X | X | X | |||||
7- Preparação p/ Apresentação | X | X | ||||||
8- Apresentação da Pesquisa | X | |||||||
9- Avaliação | X |
IX– Recursos Humanos:
Comunidade escolar (pais, alunos, educadores, representantes de entidades).
X- Mídias e tecnologias a ser utilizadas
Ø Livros,
Ø Jornais
Ø Revistas
Ø Internet
Ø Entrevistas
Ø Projetor multimídia
Ø Computadores
Ø Máquina fotográfica
Ø Filmadora
Ø Rádio
XI-Resultados esperados
Espera-se com esse projeto promover a construção do conhecimento de forma coletiva, onde todos os envolvidos participem com interesse, comprometimento, responsabilidade e respeito às individualidades existentes, apresentando com criatividade e desenvoltura o resultado do trabalho realizado, desenvolvendo dessa forma, suas habilidades e competências.
XII– Avaliação:
A avaliação será feita pela observação do interesse, envolvimento, responsabilidade, participação, desenvoltura, criatividade, respeito as individualidades de cada grupo e participante e pela produção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário