quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Segundo dia do seminário

Apresentação dos projetos

Núcleo: Estudantes ativos
Tema: Leitura no desenvolvimento do ser humano

Núcleo: profissionais do futuro
Tema: Medicina Alternativa.

Palestrante: Dr. Antonio Marcos de Almeida, médico da equipe PSF ( Prevenção de Saúde Familiar) do município de Pontão.


Projeto e síntese  "Leitura no denvolvimento do ser humano"


PROJETO DE PESQUISA

I – Dados de Identificação:
      Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro
      Endereço: Assentamento 16 de Março
      Município: Pontão
      Coordenadoria: 7ª
      Núcleo: ESTUDANTES ATIVOS
      1º Coordenador: ANA LUIZA QUADRI
      2º Coordenador: MILENA KEMPF
      Secretário: BRUNA MAIARA MASCHIO
      Componentes:
            ANA LUIZA QUADRI
            BRUNA MAIARA MASCHIO
            FABIANA BATISTA
            IGOR MATEUS BROC
            LUIS CARLOS FLORÊNCIO
            MILENA KEMPF
            MORGANA CAMARGO
            WILLIAN JOSÉ DOS SANTOS
           
           
      Período: maio a novembro

      Ano: 2011

    II- Tema de Pesquisa:  

LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO

III- Questões Norteadoras:
1 - Como a leitura influencia no desenvolvimento do ser humano?
2 - Como adquirir o gosto pela leitura?
3 - O que a leitura muda e provoca no ser humano?
4- Em que etapa da vida a leitura é mais importante?
ü  Na infância:
ü  Na adolescência:
ü  Na terceira idade:

IV- Objetivos:
Queremos mostrar a todos e principalmente aos estudantes como a leitura é importante no desenvolvimento do ser humano, mostrar como é importante adquirir o gosto pela leitura.

V- Justificativa:
            Justificamos este projeto como uma maneira de adquirir novos conhecimentos sobre o tema. E saber para que serve a leitura, refletir sobre o que lemos e melhorar o vocabulário, além de se tornar um ser humano melhor.

VI- Metodologia:
            Nossa pesquisa será em:
ü  Internet;
ü  Jornais;
ü  Revistas;
ü  DVDS;
ü  Livros;
ü  Palestras;
ü  Pesquisas com alunos da escola.

VII- Passos da Pesquisa
VIII- Cronograma:

PASSSOS

MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT

NOV

1- Escolha do Tema
X






2- Elaboração do Projeto
X
X





3- Digitação do Projeto

X





4- Pesquisa Bibliográfica

X
X
X



5- Pesquisa de Campo



X
X


6- Elaboração da Pesquisa



X
X
X

7- Preparação p/ Apresentação




X
X

8- Apresentação da Pesquisa





X

9- Avaliação






X


IX- Recursos:
   Pesquisaremos:
- Internet,
-Livros,
-Revistas,
-Enciclopédias

X - Significação das Palavras:

 XI - Desenvolvimento da pesquisa:

XII - Desenvolvimento da pesquisa:


Síntese do desenvolvimento da pesquisa

Leitura

Constitui a mais importante atividade de aquisição de saberes.
Denomina-se leitura a compreensão de uma mensagem codificada em signos visuais (geralmente letras e cifras).
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

Iniciação da leitura:   
A iniciação a leitura começa por aproximar a criança da imagem gráfica representada em qualquer  tipo de suporte a fim de descartar o caminho progressivo que vai da imagem ao texto. As crianças em seu primeiro contato com o livro analisam com mais atenção a imagem quando se apresenta uma temática desconhecida do quando se trata de algo já conhecido.

A importância do incentivo a leitura
n  São inúmeros benefícios do incentivo a leitura desde cedo.
n  A tarefa de incentivo a leitura deve apresentar-se como o atrativo das atividades lúdicas, insistir na vertente criativa.
n  A leitura é uma excelente maneira de trabalhar o vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade,ou seja, mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento.

O poder dos contos de fadas
É no contato com as historias repletas de personagens de fantasias que as crianças desenvolvem seus primeiros conceitos sobre o mundo Diante de conceitos como bom e mal, feio e bonito, defeitos e virtudes, a criança começa a trabalhar suas próprias crenças e demonstrar seus sentimentos diante de determinadas situações: medo, raiva, frustração, revolta e alegria

O papel dos pais
n      Os pais devem dar o exemplo.  Se gostam de ler, se estão sempre com o livro na mão, a criança também vai querer fazer isso. Levar as livrarias rodas de leitura, eventos literários e centros culturais, também ajudam muitos, pois despertam a curiosidade e incentivam a   intimidade da criança com os livros.
n     Em nossa realidade os pais deveriam acompanhar os filhos na leitura, lendo também os livros que os filhos retiram da biblioteca da escola.Pais que não lêem e não incentivam a leitura, portanto, não podem reclamar da falta de interesse dos filhos.

O papel da escola
n      Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no incentivo a leitura. A realidade brasileira nos mostra que o acesso de grande parte da população aos livros e muito restrito.

A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança
A literatura infantil é um  caminho que leva a criança a desenvolver  a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
A importância  que a leitura infantil possui é que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informações e interação necessárias do ato de ler. 

Contextualizando literatura infantil
n     Os primeiros livros direcionados ao público infantil surgiram no século XVIII, de lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isso muitos autores foram surgindo.

A importância de ouvir histórias
n     Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta interesse das pessoas em todas as idades.

A literatura e os estágios psicológicos da criança
n  Durante o seu desenvolvimento, a criança passa por estágios psicológicos que precisam ser observados e respeitados no momento da escola de livros para ela.
n  Existem 5 categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológicos da criança: pré-leitor,leitor iniciante, leitor em processo,leitor fluente e leitor crítico.
n  1º-Pré-leitor: categoria que abrange duas fases;
-Primeira infância; nesta fase a criança começa a reconhecer o mundo ao seu redor  através do contato afetivo, do tato e a aquisição da linguagem.
-Segunda infância; é a partir dos 2 a 3 anos ai acontece o início da fase egocêntrica.
n  2º-Leitor iniciante:A partir dos 6 e 7 anos  é nessa fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda encontra-se no início do processo, o papel do adulto como “agente estimulador” é fundamental.
n  3º-Leitor em processo: A partir dos 8 e 9 nesta fase a criança já domina o mecanismo da leitura.
n  4º-Leitor fluente: A partir dos 10 e 11 anos esta é a fase de consolidação dos mecanismos de leitura. Sua capacidade de concentração  cresce  e ele é capaz de compreender o mundo expresso no livro.        
n  5°-O leitor crítico: A partir dos 12 e 13 anos. Nesta fase é total o domínio da leitura e da linguagem escrita. Sua capacidade de reflexão aumenta, permitindo-lhe a intertextualização. Desenvolve gradativamente o pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo.

A importância dos livros
Os 10 direitos inalienáveis do leitor:
n  1- o direito de não ler.
n  2- o direito de saltar pagina.
n  3- o direito de não acabar o livro.
n  4- o direito de reler.
n  5- o direito de ler não importa o que.
n  6- o direito de mar os heróis do livro.
n  7- o direito de ler não importa onde.
n  8- o direito de saltar de livro em livro.
n  9- o direito de ler em voz alta.
n  10- o direito de não falar do que se leu.

O que se aprende lendo?
Ler com autonomia e proficiência é um requisito básico na formação de qualquer estudante. No ato de ler certos procedimentos devem ser ensinados, como a consulta ao índice e a dicionários e enciclopédias.

Leitura pode ser um exercício? Por quê?
Sim, pois para adquirir conhecimentos é preciso exercitar sua mente, tudo nessa vida para resultar em grande sucesso em qualquer área é necessário praticar, treinar assim como a dança exige muitos treinos obter conhecimentos e informações necessitam se informar, estudar enfim tudo precisa dedicar-se.

Como adquirir gosto pela leitura?
Tente estar com o dia livre somente para leitura. Quando se tem algo a mais na cabeça, não se presta atenção no que lê. Outra dica bem legal é deixar tudo o que precisa por perto, para não precisar ficar saindo da frente do livro ou revista em questão.
Arrume um gibi ou algo que realmente prende sua atenção e comece a ler. Quando perceber que está atento na leitura, é a hora certa de começar a ler de verdade. Isso facilita muito na concentração e mostra (com o tempo) o quanto é boa a leitura.

Como gostar de ler?
n     O gosto pela leitura é algo que se aprimora com o tempo, é preciso passar pelas suas várias fases para que a pessoa se torne um leitor dedicado.

As habilidades de leitura: Muito além de uma simples decodificação.
n      A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento.

As etapas de leitura
Ø  A decodificação
Ø  A compreensão
Ø  A interpretação
Ø  A retenção

Quando leitura se torna uma brincadeira
n        Nos continhos de literatura livros animados e de irrevogável vocação experimental também começam a ganhar espaço inserido na categoria livros e brinquedos. Os livros de educação infantil fazem em novo tipo de companhia as crianças, eles provocam ações ao entreter, surpreender, autênticos, sensórias convidativos, revelam o lugar superficial e corrido.

Pesquisa realizada com os alunos do 1º ao 9º ano
 Quem gosta de ler 75%, não gosta 13% e não responderam 12%.
Teste sua habilidade de leitura
n      De aorcdo com uma pqsieusa da uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso; a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Bibliografias:
Enciclopédia – LEITURA- pag.499 a 501.
WWW. Pdffactory.com
Revistas:
Escola dezembro 2007 pag.44 a 47
Escola outubro 2003 pag.22 a 24
Barbosa, Jose Juvêncio. Alfabetização e leitura. SP: Ed. Cortez, 1999.
CABRAL, L. S. processos psicolingüísticos de leitura e a criança. Porto Alegre: letras de hoje, V. 19, n. 1, PP. 7-20, 1986.
CAGLIARI, Carlos. Alfabetização e lingüística. SP: Ed. Scipione, 1996.
MENEGASI, Renilson José. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Maringá: revista UNIMAR, v. 17, n. 1, PP. 85-95, 1995.
PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura Infantil: voz de criança 3. Ed. , 2. impressão, SP: Ed. Ática, 2001.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos de pedagogia da leitura. SP: Ed. Martins Fontes, 1998.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 2. Ed., 5. Reimpressão, Belo Horizonte: Ed> autentica, 2002.
SOLÉ, I. Estratégia de leitura. 6. Ed., Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.
ZANINI,Marilurdes.uma nova visão panorâmica da teoria e da teoria e da pratica do ensino de língua materna. Maringá : UEM-acta scientiarum  v. 21 n. 1, PP. 79-88, 1999. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário