Núcleo: Estudantes ativos
Tema: Leitura no desenvolvimento do ser humano
Núcleo: profissionais do futuro
Tema: Medicina Alternativa.
Palestrante: Dr. Antonio Marcos de Almeida, médico da equipe PSF ( Prevenção de Saúde Familiar) do município de Pontão.
Projeto e síntese "Leitura no denvolvimento do ser humano"
PROJETO DE PESQUISA
I – Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro
Endereço: Assentamento 16 de Março
Município: Pontão
Coordenadoria: 7ª
Núcleo: ESTUDANTES ATIVOS
1º Coordenador: ANA LUIZA QUADRI
2º Coordenador: MILENA KEMPF
Secretário: BRUNA MAIARA MASCHIO
Componentes:
ANA LUIZA QUADRI
BRUNA MAIARA MASCHIO
FABIANA BATISTA
IGOR MATEUS BROC
LUIS CARLOS FLORÊNCIO
MILENA KEMPF
MORGANA CAMARGO
WILLIAN JOSÉ DOS SANTOS
Período: maio a novembro
Ano: 2011
II- Tema de Pesquisa:
LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO
III- Questões Norteadoras:
1 - Como a leitura influencia no desenvolvimento do ser humano?
2 - Como adquirir o gosto pela leitura?
3 - O que a leitura muda e provoca no ser humano?
4- Em que etapa da vida a leitura é mais importante?
ü Na infância:
ü Na adolescência:
ü Na terceira idade:
IV- Objetivos:
Queremos mostrar a todos e principalmente aos estudantes como a leitura é importante no desenvolvimento do ser humano, mostrar como é importante adquirir o gosto pela leitura.
V- Justificativa:
Justificamos este projeto como uma maneira de adquirir novos conhecimentos sobre o tema. E saber para que serve a leitura, refletir sobre o que lemos e melhorar o vocabulário, além de se tornar um ser humano melhor.
VI- Metodologia:
Nossa pesquisa será em:
ü Internet;
ü Jornais;
ü Revistas;
ü DVDS;
ü Livros;
ü Palestras;
ü Pesquisas com alunos da escola.
VII- Passos da Pesquisa
VIII- Cronograma:
PASSSOS | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV |
1- Escolha do Tema | X | ||||||
2- Elaboração do Projeto | X | X | |||||
3- Digitação do Projeto | X | ||||||
4- Pesquisa Bibliográfica | X | X | X | ||||
5- Pesquisa de Campo | X | X | |||||
6- Elaboração da Pesquisa | X | X | X | ||||
7- Preparação p/ Apresentação | X | X | |||||
8- Apresentação da Pesquisa | X | ||||||
9- Avaliação | X |
IX- Recursos:
Pesquisaremos:
- Internet,
-Livros,
-Revistas,
-Enciclopédias
X - Significação das Palavras:
XI - Desenvolvimento da pesquisa:
XII - Desenvolvimento da pesquisa:
Síntese do desenvolvimento da pesquisa
Leitura
Constitui a mais importante atividade de aquisição de saberes.
Denomina-se leitura a compreensão de uma mensagem codificada em signos visuais (geralmente letras e cifras).
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Iniciação da leitura:
A iniciação a leitura começa por aproximar a criança da imagem gráfica representada em qualquer tipo de suporte a fim de descartar o caminho progressivo que vai da imagem ao texto. As crianças em seu primeiro contato com o livro analisam com mais atenção a imagem quando se apresenta uma temática desconhecida do quando se trata de algo já conhecido.
A importância do incentivo a leitura
n São inúmeros benefícios do incentivo a leitura desde cedo.
n A tarefa de incentivo a leitura deve apresentar-se como o atrativo das atividades lúdicas, insistir na vertente criativa.
n A leitura é uma excelente maneira de trabalhar o vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade,ou seja, mais do que um prazer, ela também é fonte de aprendizado e conhecimento.
O poder dos contos de fadas
É no contato com as historias repletas de personagens de fantasias que as crianças desenvolvem seus primeiros conceitos sobre o mundo Diante de conceitos como bom e mal, feio e bonito, defeitos e virtudes, a criança começa a trabalhar suas próprias crenças e demonstrar seus sentimentos diante de determinadas situações: medo, raiva, frustração, revolta e alegria
O papel dos pais
n Os pais devem dar o exemplo. Se gostam de ler, se estão sempre com o livro na mão, a criança também vai querer fazer isso. Levar as livrarias rodas de leitura, eventos literários e centros culturais, também ajudam muitos, pois despertam a curiosidade e incentivam a intimidade da criança com os livros.
n Em nossa realidade os pais deveriam acompanhar os filhos na leitura, lendo também os livros que os filhos retiram da biblioteca da escola.Pais que não lêem e não incentivam a leitura, portanto, não podem reclamar da falta de interesse dos filhos.
O papel da escola
n Assim como os pais, a escola também tem papel fundamental no incentivo a leitura. A realidade brasileira nos mostra que o acesso de grande parte da população aos livros e muito restrito.
A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
A importância que a leitura infantil possui é que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informações e interação necessárias do ato de ler.
Contextualizando literatura infantil
n Os primeiros livros direcionados ao público infantil surgiram no século XVIII, de lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e apresentando sua relevância. Com isso muitos autores foram surgindo.
A importância de ouvir histórias
n Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta interesse das pessoas em todas as idades.
A literatura e os estágios psicológicos da criança
n Durante o seu desenvolvimento, a criança passa por estágios psicológicos que precisam ser observados e respeitados no momento da escola de livros para ela.
n Existem 5 categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológicos da criança: pré-leitor,leitor iniciante, leitor em processo,leitor fluente e leitor crítico.
n 1º-Pré-leitor: categoria que abrange duas fases;
-Primeira infância; nesta fase a criança começa a reconhecer o mundo ao seu redor através do contato afetivo, do tato e a aquisição da linguagem.
-Segunda infância; é a partir dos 2 a 3 anos ai acontece o início da fase egocêntrica.
n 2º-Leitor iniciante:A partir dos 6 e 7 anos é nessa fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda encontra-se no início do processo, o papel do adulto como “agente estimulador” é fundamental.
n 3º-Leitor em processo: A partir dos 8 e 9 nesta fase a criança já domina o mecanismo da leitura.
n 4º-Leitor fluente: A partir dos 10 e 11 anos esta é a fase de consolidação dos mecanismos de leitura. Sua capacidade de concentração cresce e ele é capaz de compreender o mundo expresso no livro.
n 5°-O leitor crítico: A partir dos 12 e 13 anos. Nesta fase é total o domínio da leitura e da linguagem escrita. Sua capacidade de reflexão aumenta, permitindo-lhe a intertextualização. Desenvolve gradativamente o pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo.
A importância dos livros
Os 10 direitos inalienáveis do leitor:
n 1- o direito de não ler.
n 2- o direito de saltar pagina.
n 3- o direito de não acabar o livro.
n 4- o direito de reler.
n 5- o direito de ler não importa o que.
n 6- o direito de mar os heróis do livro.
n 7- o direito de ler não importa onde.
n 8- o direito de saltar de livro em livro.
n 9- o direito de ler em voz alta.
n 10- o direito de não falar do que se leu.
O que se aprende lendo?
Ler com autonomia e proficiência é um requisito básico na formação de qualquer estudante. No ato de ler certos procedimentos devem ser ensinados, como a consulta ao índice e a dicionários e enciclopédias.
Leitura pode ser um exercício? Por quê?
Sim, pois para adquirir conhecimentos é preciso exercitar sua mente, tudo nessa vida para resultar em grande sucesso em qualquer área é necessário praticar, treinar assim como a dança exige muitos treinos obter conhecimentos e informações necessitam se informar, estudar enfim tudo precisa dedicar-se.
Como adquirir gosto pela leitura?
Tente estar com o dia livre somente para leitura. Quando se tem algo a mais na cabeça, não se presta atenção no que lê. Outra dica bem legal é deixar tudo o que precisa por perto, para não precisar ficar saindo da frente do livro ou revista em questão.
Arrume um gibi ou algo que realmente prende sua atenção e comece a ler. Quando perceber que está atento na leitura, é a hora certa de começar a ler de verdade. Isso facilita muito na concentração e mostra (com o tempo) o quanto é boa a leitura.
Como gostar de ler?
n O gosto pela leitura é algo que se aprimora com o tempo, é preciso passar pelas suas várias fases para que a pessoa se torne um leitor dedicado.
As habilidades de leitura: Muito além de uma simples decodificação.
n A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento.
As etapas de leitura
Ø A decodificação
Ø A compreensão
Ø A interpretação
Ø A retenção
Quando leitura se torna uma brincadeira
n Nos continhos de literatura livros animados e de irrevogável vocação experimental também começam a ganhar espaço inserido na categoria livros e brinquedos. Os livros de educação infantil fazem em novo tipo de companhia as crianças, eles provocam ações ao entreter, surpreender, autênticos, sensórias convidativos, revelam o lugar superficial e corrido.
Pesquisa realizada com os alunos do 1º ao 9º ano
Quem gosta de ler 75%, não gosta 13% e não responderam 12%.
Quem gosta de ler 75%, não gosta 13% e não responderam 12%.
Teste sua habilidade de leitura
n De aorcdo com uma pqsieusa da uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso; a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Bibliografias:
Enciclopédia – LEITURA- pag.499 a 501.
WWW. Pdffactory.com
Revistas:
Escola dezembro 2007 pag.44 a 47
Escola outubro 2003 pag.22 a 24
Barbosa, Jose Juvêncio. Alfabetização e leitura. SP: Ed. Cortez, 1999.
CABRAL, L. S. processos psicolingüísticos de leitura e a criança. Porto Alegre: letras de hoje, V. 19, n. 1, PP. 7-20, 1986.
CAGLIARI, Carlos. Alfabetização e lingüística. SP: Ed. Scipione, 1996.
MENEGASI, Renilson José. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Maringá: revista UNIMAR, v. 17, n. 1, PP. 85-95, 1995.
PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura Infantil: voz de criança 3. Ed. , 2. impressão, SP: Ed. Ática, 2001.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos de pedagogia da leitura. SP: Ed. Martins Fontes, 1998.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 2. Ed., 5. Reimpressão, Belo Horizonte: Ed> autentica, 2002.
SOLÉ, I. Estratégia de leitura. 6. Ed., Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.
ZANINI,Marilurdes.uma nova visão panorâmica da teoria e da teoria e da pratica do ensino de língua materna. Maringá : UEM-acta scientiarum v. 21 n. 1, PP. 79-88, 1999.
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