Como saber quem somos?
Identidade
O ser humano vive numa sociedade repleta de padrões culturais, relação sociais que tendem ser mantidas, porém, ainda assim, é sua identidade, sua personalidade, sua forma de ser que o caracteriza. Mesmo obedecendo às normas e o padrão existente é sua identidade, seus princípios que o definem como ser humano. Neste sentido, Giddens diz que: “A identidade se relaciona ao conjunto de compreensões que as pessoas mantêm sobre quem elas são e sobre o que é significativo para elas” (2004, p.43). Assim sendo, identidade é o que cada pessoa realmente é, seus princípios, sua conduta, seus objetivos.
De acordo com o atual contexto, constata-se a existência de vários fatores que influenciam o comportamento do ser humano e a construção de sua identidade, essas influências, muitas vezes, os conduzem a escolhas e posições estabelecidas por fatores como limitação econômica, cultural, social e até mesmo as possibilidades a eles apresentadas. Mas é preciso que cada um busque e afirme-se como um ser singular dotado de condições e capacidades de definir o que e como seguir, como conduzir sua vida.
É possível observar dois tipos de identidade: a identidade social e pessoal (auto-identidade) que são distintas, porém relacionadas entre si. De acordo com Giddens:
A identidade social se refere às características que são atribuídas pelos outros. Elas podem ser vistas como marcadores que indicam quem, em um sentido básico, essa pessoa é. Ao mesmo tempo, esses marcadores posicionam essa pessoa em relação a outros indivíduos que compartilham dos mesmos atributos (2005, p. 44).
A identidade social envolve um sentido coletivo, acentuam as formas pelos quais os indivíduos se assemelham aos outros, são identidades compartilhadas, os objetivos são comuns.
A identidade pessoal, segundo o mesmo autor, se refere ao processo de autodesenvolvimento, através do qual formulamos um sentido único de nós mesmos e de nossa relação com o mundo a nossa volta.
O indivíduo, ao interagir com o mundo, constrói o sentido que tem de si mesmo. Levando-se em consideração o ambiente social e cultural que influencia nessa construção, as escolhas e ações de cada indivíduo são de fundamental importância. No contexto atual, as oportunidades de criar e recriar a identidade individual são inúmeras. É através da consciência critica e reflexiva que os indivíduos podem realizar escolhas acerca do que são e como devem viver, através de suas decisões sobre formas de vestir, de comportamentos, de viver é o que torna os indivíduos realmente como são.
CALDAS, Waldenir. O que todo cidadão precisa saber sobre cultura. 3. ed. São Paulo: Global, 1986.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: ArTmed, 2005.
Parabéns pelo blog
ResponderExcluirabraço
Danielle
Olá Seu blog está muito legal
ResponderExcluir